468x60

perfil

Conograma Capilar

domingo, abril 17, 2011
Ola amores, prometi o conograma pra sexta mais eu estava sem vontade de postar, ai vou fazer isso hj kkkk, é bem legal esse conograma capilar, eu nem sabia que isso existia.
Mais importante do que ter bons produtos para os cabelos é saber respeitar a necessidade dos nossos fios, para isso devemos ter algo muito importante em mente quando se trata de tratamento capilar: disciplina. Um cabelo saudável é um cabelo hidratado, nutrido e reconstruído, mas não podemos fazer isso em um dia apenas, daí que entra o Cronograma Capilar.

O tratamento é feito em três fases: Hidratação (Reposição Hídrica); Nutrição, (Reposição Lipídica), e Reconstrução (Reposição Protéica). O tratamento tem que ser feito nesta ordem, NUNCA SE COLOCA PROTEÍNA NUM CABELO DESIDRATADO OU RESSECADO, primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja óleos e manteigas, de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.

Pra quem é indicado? para cabelos que passaram por corte químico, cabelos ressecados, porosos, quebradiços

Tipos de Máscaras:

Hidratante: Hidratar consiste em repor a água perdida pelo fio. Retêm a humidade sobre a citícula, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade.

Nutrição:Nutrir consiste em repor os nutrientes perdidos pelo fio. Promovem uma reposição lipídica do fio. Você pode também usar uma máscara comum e promover uma UMECTAÇÃO

Reestruturante: Reestruturação é um procedimento que restaura a fibra capilar, devolvendo os sais minerais, as proteínas e as vitaminas que se perderam devido a processos químicos ou fatores climáticos.Ela tem um poder maior do que outros de penetração no fio de cabelo

Reconstrução:Reconstruir consiste em repor os componentes estruturais perdidos pelo fio. 
Hidratante: Vitamina A (panthenol), Aloe Vera, pró Vitamina B5

Nutrição: Proteinas hidrolisadas, como proteinas do Leite,Trigo, seda,aveia etc.., Ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, murumuru

Reestruturante: queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), proteínas hidrolisadas

Reconstrução: queratina(Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), Colágeno

ORDEM:

Não há uma ordem extremamente correta; na verdade há 2 tipos de cronograma há ser feito, escolha o seu e seja feliz, ou alguém com mais (paciência) entendimento capilar que eu pode explicar a vocês.

Consistem em duas formas:

PRIMEIRA FORMA:
Primeira Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Segunda Semana: hidratar / hidratar / nutrir;
Terceira Semana: hidratar / hidratar / reconstruir.

Após a terceira semana, o ciclo recomeça.
3 x na semana, ou seja: segunda, quarta e sábado ,por exemplo.

SEGUNDA FORMA:
Hidratar - pausa 48 hrs (o ideal é q se pause 72 hrs, ou seja, 3 dias sem lavar o cabelo, pode molhar, pode amarrar, pode botar atrás da orelha,pode fazer chapinha, pode banhar de piscina, pode só molhar pra refrescar - calooooor duziferno, só não pode L-A-V-A-R.;
Nutrir - pausa 48 hrs;
Recontruir - pausa 48 hrs.

Se você pausar 48, dará um total de 7 dias: Hidrata na segunda feira, nutre na quinta, reconstróe no domingo.
Se você pausar 72, dará um total de 9 dias: Hidrata na segunda, nutre na sexta, reconstróe na terça. 
 

HIDRATAÇÃO

Usa-se nessa etapa as linhas mais simples, facilmente encontradas em supermercados/farmácias. Produtos usados nessa etapa: Shampoo, Máscara/Ampola, Condicionador, leva in(opcional).

Busque tudo o que seja realmente hidratante, do shampoo ao leva in. Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio, utilize cremes sem enxágüe bem levinhos, se puder evite o uso do secador.

Não use elásticos no cabelo, para não induzir a quebra dos fios. Isso é muito importante.(cabelos quebradiços); para quem se incomoda muito com o cabelo solto, use uma presilha estilo “piranha” bem folgada.
Não faça o uso de secador e chapinha ou quimica. Seu cabelo está de “repouso”, então o segredo é focar nos cuidados essenciais. (corte químico)

Você concerteza tem sua linha favorita, mas aqui estão alguns exemplos de marcas boas, baratas e fáceis de encontrar:
 
PRODUTOS / MARCAS:

Capicilin, Careliss, L'oreal, Pantene, Dove, Nazca, Novex, Garnie, etc.
Hidratação Maizena, hidratação Deleite.
Bepantol(junto as máscaras) 
 

NUTRIÇÃO

Teem como principios ativos óleos de manteiga de karité, girassol, semente de uva...Trata-se entretanto, de produtos mais potentes que os da hidratação, pois toda nutrição hidrata, mas nem toda hidratação nutre.
Deixando claro, também, que aqui há um investimento maior que na hidratação.
Mesma oredem; shampoo, máscara, condicionador, leva in(opcioonal)
 
PRODUTOS / MARCAS
 
Linha nutritiva Amend Gold Black, linha Vita A Vitavinho (tem outra tb, uma verdinha), Nutrição Celular Acquaflora, Nutrição Absoluta da Niely (linha da Angelica q o Hulk entra na propaganda), Avon Naturals papaya e kiwi, Kerastase Nutridefense, Rigen + Real Cream ph4 ambos da Alfaparf.

Não podemos esquecer ainda, a UMECTAÇÃO, que se encaixa nessa fase.
Procurem por produtos livres de óleo mineral(mineral oil), parafina líquida(paraffinum liquidum), vaselina líquida e petrolatum pois vai só maquiar seu cabelo e ainda dificultar que outros produtos penetrem no fio, pois esse componetes não são solúveis.

Quer um bom exemplo? Azeite de Oliva extravirgem do supermercado.
Pode ser tb azeite de dendê, oleo de ricino, óleo de côco, manteiga de karité, oleo de jojoba, oleo de argan e até óleo de cozinha que é meio eca, mais serve se vc tiver paracendo aloka e sem um tostão no bolso. Enfim, todo e qualquer produtos à base de óleos ou manteigas vegetais. 
 

RECONSTRUÇÃO

Basicamente produtos que possuem QUERATINA E COLÁGENOS e também creatina, cistina.
Na verdade existe um monte de procedimentos de reconstrução capilar com dezenas de formas diferentes de fazer, mas, antes de optar por qualquer um tipo você deve identificar qual é a necessidade do seu fio. Ele está poroso? Quebradiço? Está caindo por perda de matéria? Emborrachado? Ou você só quer fazer uma reconstrução preventiva? Aos poucos, vamos postando o produto especifico para cada caso
Procedimento: o mesmo das etapas anteriores.
 
PRODUTOS / MARCAS

Máscaras para reposição de massa capilar RMC Azul Amend Gold Black, Mascaras Anti-Age da marca ÉH, Salva Fios Vita A, Glicopan, Reconstrução com o Tratamento Intensivo da Vizcaya, Reconstrução com Reposição de Massa Capilar Salon Line - Aroma do Campo, Midollo, Age Recharge kérastase, Cauterização Molecular Loreal Professional; CAUTERIZAÇÃO CASEIRA.

Depois disso, repete-se o ciclo mais uma vez. Na mesma ordem, nos mesmo limites, respeitando os tempos de pausa e tudo.
Se seu cabelo responder significamente, ok.
Se não, partiremos agora para a CAUTERIZAÇÃO CASEIRA.
 
Vamos as dicas:
 
Essas duas dicas se encaicham na categoria de hidratação
Hidratação de Maizena:
Uma colher de maizena
Uma colher de açúcar
Duas colheres de creme de hidratação
Uma xícara de agua
Em uma panela misture a maizena a agua e o açúcar, leve ao fogo mexendo sem parar ate virar um mingau, espere esfriar um pouco e acrescente o creme, com ele ainda morno passe nos cabelos limpos e deixe agir de 15 a 30 minutos e enxague. ( essa eu já fiz e recomendo)


Hidratação de Leite:
Duas colher de leite integral
Duas colheres de açúcar
Uma colher de mel, ou uma apola oleosa
Uma quantidade de creme de hidratação
È só misturar tudo e passar no cabelo (esse eu tbm já fiz e recomendo eu fiz com o mel)
O leite tbm pode ser usado como um pré shampoo, uma meia hora antes de lavar os cabelos passar um pouco de leite e depois lavar os cabelos normalmente.

A umectação eu fiz semana passada com óleo de cozinha mesmo pq o óleo de oliva q tem aqui em casa é o composto e tem q ser o extra virgem, então eu fiz com óleo de cozinha mesmo, na hora eu achei q ficou meio estranho, mais no dia seguinte meu cabelo estava mais macio.


CAUTERIZAÇÃO CASEIRA:

Essa cauterização eu nunca fiz.
Produtos:
*Shampoo anti-resíduos;
*Máscara hidratante (fios muito ressecados) ou condicionador (fios normais a secos);
*Queratina líquida;
*Protetor térmico;
Passo a passo:
1) Lave delicadamente os cabelos com o shampoo anti-resíduos por duas vezes, que é para abrir bem a cutículas dos fios;

2) Passe a máscara hidratante e deixe por 5 minutos. No caso de condicionador, 2 ou 3 minutos são suficientes. Enxágue muito bem.

3) Retire o excesso de água com uma toalha. Coloque num frasco com um spray 10 ml de queratina + 20 ml de água filtrada ou mineral. No caso de cabelos curtos ou em pequena quantidade, pode reduzir a mistura pela metade: 5 ml de queratina + 10 ml de água.
 
Pulverize por toda a extensão dos fios, até as pontas, evitando apenas que vá parar queratina no couro cabeludo. Faça suaves massagens nos fios, de cima para baixo, sempre na direção do crescimento dos cabelos.

Não friccione em hipótese alguma em nenhuma das etapas. Aliás, muito bem lembrado, não friccione NUNCA o seu cabelo…

4)NÃO ENXAGUE!!!

5) Passe o secador muito de leve só para que o cabelo não fique pingando ou com excesso de umidade nas pontas;

6) Espalhe a quantidade necessária do protetor térmico no comprimento e pontas dos fios e escove os cabelos usando uma escova grande e redonda. Por fim, passe a prancha, mecha a mecha, por umas 3 ou 4 vezes.

7)Aguarde no mínimo 48 horas para lavar os cabelos novamente, pois os fios ficarão absorvendo a queratina nesse período.

Para recuperar cabelos muito danificados, fazer esse ritual a cada 15 dias, intercalando com hidratação. Não faça a cauterização seguidamente por muito tempo, pois o excesso de queratina endurece os fios. Depois que os cabelos estiverem recuperados, pode ser feita uma única sessão por mês para manter o resultado.
 
E então pessoas gostaram, é bem interessante essas coisas, é cada coisa legal que eu leio q no fim eu descubro que eu não  cuido nem da metade que deveria cuidar dos meus cabelos kkkkk.
Eu estou usando esses cremes:
Fonte do conograma capilar: Comunidade do orkut 

3 comentários:

  1. super informativo esse post adorei

  1. Celular Espião disse...:

    www.celularespiao.org

    Se você precisar de um Grampo para telefone Celular, saiba que somos pioneiros na confecção destes equipamentos. Escuta de celular ou grampo telefonico Você grava tudo de forma totalmente segura e oculta e ainda pode receber as suas gravações por e-mail.

  1. Patty Amaral. disse...:

    Ameeeei esse post!
    Eu tenho esses cremes em casa, vou começar a seguir o conograma da segunda forma.
    Bjoooks,
    Patty.
    http://patty-coisinhasetal.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...