468x60

perfil

Hipotireoidismo

quarta-feira, fevereiro 16, 2011
Oie, ontem não deu pra postar fiquei sem net raiva, esta assim agora tem dia que eu fico sem ou fica caindo, bom vamos falar do post de hj, esses ultimos dias pra quem se liga em futebol q não é o meu caso, mais fiquei sabendo do mesmo jeito pq assisti tv kkkk, e a mais novo tema é sobre a tal doença do Ranaldinho não é, bom ai resolvi falar um pouco sobre isso, eu tbm tenho o Hipotireoidismo e meu sei lá ele fez um baita drama em cima disso tudo sabe ate chorou como se fosse uma doença super grave e que ele iria morrer kkkk, eu convivo com ela tem uns 5 anos tomo remédio um por dia só, e já mantém tudo certo, e esse negocio de não conseguir emagrecer eu tbm acho q ele exagerou um pouco, pq uma vez eu consegui emagrecer ai fui na medica e ja tinha voltado a engordar ela ate brincou comigo dizendo que não era culpa da tireoide pq ela estava controlada kkkk, bom eu achei uma matéria legal e vou postar aqui ta.

Hipotireoidismo: oito dúvidas sobre a doença da tireoide 

De acordo com os resultados recentes do censo IBGE 2010, as doenças endócrinas, como diabetes, obesidade e disfunções na tireoide respondem pela segunda causa que mais mata mulheres no país (7,8%), atrás apenas das doenças cardiovasculares. A tireoide é uma glândula endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T3 (tri-iodotironina) e o T4 (tiroxina), que estimulam o metabolismo e interferem no desempenho de órgãos como coração e rins, chegando a alterar o ciclo menstrual.

Por toda essa importância, a glândula tireoide precisa estar em perfeita ordem. Quando isso não acontece, o próprio corpo dá o alerta. Os tipos mais comuns de disfunção da tireoide são:

1. hipertireoidismo (liberação de hormônios em excesso, que aceleram muito o metabolismo);

2. hipotireoidismo (a glândula libera o T3 e o T4 em menor quantidade do que o necessário). No segundo caso e mais comum, o hipotireoidismo, os sintomas mais frequentes são desânimo, cansaço, sonolência, pele seca, inchaço dos olhos, lentidão física e mental. A doença costuma atingir vários membros de uma mesma família. Porém, o diagnóstico nem sempre é fácil, pois os sintomas podem ser atribuídos a outras doenças que se manifestam de forma semelhante, como depressão e anemia. A seguir, a endocrinologista Laura Ward, da Unicamp, esclarece oito dúvidas mais comuns sobre o hipotireoidismo. 

1.Os sintomas podem ser identificados com clareza?
Os sintomas, infelizmente, são pouco específicos e se instalam lentamente, o que pode confundir as pessoas. Além disso, podem atingir vários órgãos, pois a tireoide é importante para regular o funcionamento de alguns sistemas do corpo, como cardiovascular, gástrico e nervoso. São: sentir frio, mesmo quando a temperatura não está baixa; desânimo; falta de interesse de todos os tipos, incluindo interesse para atividades corriqueiras ou prazerosas; lentidão de fala, de pensamento e de batimentos cardíacos; problemas no intestino (constipação, prisão de ventre), lentidão de reflexos; pele ressecada; cabelos e unhas quebradiços.  
2.Por que o hipotireoidismo ocorre mais em mulheres e se manifesta predominantemente a partir de certa idade?
Não se sabe com exatidão por que o distúrbio afeta mais mulheres, mas acredita-se que um dos fatores seja a maior incidência, na fase da menopausa, da doença de Hashimoto ou tireoidite crônica, doença autoimune da tireoide em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide, fazendo deste distúrbio a principal causa do hipotireoidismo. Durante o climatério, período em que as doenças autoimunes são mais frequentes, é possível que o metabolismo de hormônios, como estrógeno, esteja produzindo fatores desencadeantes para doenças autoimunes, entre as quais a doença de Hashimoto. 
3.Como saber se estou no grupo de risco da doença?
São fatores de risco para o hipotireoidismo: a existência de outras doenças autoimunes (lúpus, artrite reumatoide, vitiligo, diabetes de tipo 1), a presença de bócio (aumento de volume da tireoide) e a existência de doença de tireoide na família. 
4.Quais exames costumam ser feitos para o diagnóstico?
Eles devem ser feitos periodicamente? O exame mais comum para identificar os níveis dos hormônios da tireoide chama-se dosagem de TSH sérico. Recomenda-se que todas as pessoas acima de 60 anos realizem uma dosagem de TSH anual e que mulheres, particularmente aquelas que apresentam fatores de risco, dosem o TSH a partir dos 30 anos. Além disso, gestantes também devem realizar o exame periodicamente.  
5.O hipotireoidismo tem cura?
Não existe uma cura definitiva para a doença, mas o controle pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. O tratamento mais comum é feito com reposição hormonal, geralmente com hormônio sintético da tireoide, em geral, na forma de comprimido, que deve ser tomado diariamente pelo resto da vida. Mas vale o alerta: se estiver com falta ou excesso de medicação, podem aparecer os sintomas opostos, de hipertireoidismo. Os mais comuns são: agitação física e mental, insônia, irritação e perda de peso. 
6.Quais são as possíveis consequências mais graves, se não houver tratamento?
A falta do hormônio tireoidiano pode levar ao coma mixedematoso, que é quando o paciente tem queda da temperatura corporal e ocorre a lentidão de todas as funções do organismo. Isso acarreta uma fragilização do sistema imune, facilitando a instalação de outras doenças, como pneumonia e infecções. O hipotireoidismo também pode afetar de forma importante o coração e os ossos, por isso é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico.  
7.O hipotireoidismo provoca aumento de peso?
Existe uma relação complexa entre as doenças da tireoide, o peso corporal e o metabolismo. Os hormônios tireoidianos também regulam o metabolismo, e a taxa metabólica basal também pode diminuir na maioria dos pacientes com hipotireoidismo, devido à baixa nos hormônios. No entanto, esse ganho de peso é menor e menos dramático do que o ocorre nos pacientes com hipertireoidismo.  
8.O que é essencial para controlar o hipotireoidismo?
Se o paciente estiver com a medicação ajustada adequadamente, sua rotina não será muito afetada. A recomendação é a mesma válida para pessoas sem a doença, que é seguir hábitos de vida saudáveis. É fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas. Também é essencial praticar exercícios físicos regulares para a manutenção do peso para afastar a obesidade e seus efeitos negativos, como hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardiorrespiratórios. Não há grandes restrições em relação às atividades físicas, mas antes de começar a se exercitar o paciente deve sempre consultar seu médico. 

9 comentários:

  1. Thaís Araújo disse...:

    Que post interessante, flor! E super completo.. adorei as informações..

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

  1. Carolina disse...:

    Super esclarecedor, temos que nos preocupar com a saúde, sempre.
    Beijo
    Carol

    @carolgrtn
    http://coisinhascarolina.blogspot.com

  1. Mara Souza disse...:

    Bem interessante o post, parabéns! Vou te seguir também. :)

    Beijos,
    Mara
    http://verypinksmile.blogspot.com

  1. Luana Soares disse...:

    É o tipo de coisa que tem que ficar de olho mesmo! Saúde é essencial!

    Seu blog é mega fofo. Estou seguindo. Será um prazer receber sua visita no meu cantinho! Se gostar, ficaria feliz se me seguisse tb...

    beijokas =)

    www.opacomprei.blogspot.com
    @opacomprei

  1. Finíssimas disse...:

    Legal! =)
    Estou seguindo seu blog!
    Me visita lá, e se puder siga de volta? =)

    beijosss!

  1. Oi, passa lá no meu blog. Está rolando dois sorteios e tá cheio de posts ótimos !

    Espero sua visita :D

    Beijão

    Taíssa
    http://garotaspuroluxo.blogspot.com

  1. Alinoca disse...:

    Oi, lady! =)
    Que ótimo seu post...
    Dicas preciosíssimas!
    Devemos tomar muito cuidado com a tireoide mesmo...
    Eu já fiz exame algumas vezes e por sorte até hoje não tive problemas!
    Beijinhosssss

  1. to passando para ddiser um OI e deixar muitossss bjnsss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

  1. OLÀ
    ADOREI SEU BLOG E ESTOU SEGUINDO
    ME SEGUE DE VOLTA?
    WWW.AMORIMORTALL.BLOGSPOT.COM
    BEIJOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...